02 abril 2009

Reforma ortográfica


Falou-se muito na tal reforma ortográfica. Que não sei o que da unificação da lingua portuguesa.
Dou minha cara a tapa. Acho tudo isso uma grande babaquice (não digo palhaçada porque respeito muito os palhaços).
A lingua é uma entidade mutante. Não pode ser definida como definitiva, JAMAIS. Onde foi parar o latim? Porque ninguém mais fala aramaico?
Se não fosse a cultura de massa criada na era industrial, Brasil hoje seria vários países (mais vários paises do que já é). E bem provável que os dialetos das diferentes regiões já estariam a caminho de tornarem-se idiomas diferentes.
Se você pegar uma pessoa contemporânea e joga-la num Brasil de duzentos anos atrás, ele vai penar para entender o que dizem aquelas pessoas sujas e quase medievais.
Quando eu visitei o interior de Portugal, não entendia o que aqueles senhores lusitanos estavam falando. E na maior parte do tempo eu fingia que entendia o "português" deles.

Estava pensando em algo ontem.
Eu cresci numa região esquecida pelo estado como muitas outras nessa nação. Com gente muito humilde que talvez nunca tenham lido um livro inteiro. Grande parte deles são analfabetos funcionais, e com a mãozinha do governo na aprovação automática nos colégios públicos, esse número de analfabetos funcionais cresceu consideravelmente.
Hoje a interatividade das pessoas na internet, a criação de perfis e convivência on-line é uma realidade para muitos. Todo peixe quer estar na rede. Os analfabetos (funcionais ou não) também.
Essa parte da população (que não é pouca) está tendo contato com a palavra escrita só agora, através da internet. Porém essa palavra escrita está codificada.
"vc vai ta na net hj?" Agora viaje trinta anos no passado e mostre essa frase pra um ilustrissimo imortal, entenderia alguma coisa?
Daqui a 10 anos. Todos esses analfabetos funcionais de hoje saberão apenas escrever esse português. Não saberão que você não é vc.
Quando essa próxima era da lingua portuguesa chegar, vão fazer outra reforma ortográfica?


isso.

Nenhum comentário: