08 abril 2009

Novo no velho


- Você já leu a Odisseia de Homero?
- Não.
- Então é nova para você.

As vezes nossa fome por novidades nos deixa insensiveis ao mundo. A fome por possuir e possuir toma conta de nossa vida. Queremos ter coisas, sentimentos, pessoas.

Imagino o olhos do primeiro público da primeira projeção de cinema. Como aquilo deveria parecer fascinante diante dos olhos deles. Outro dia fui assistir uns filmes classicos, era uma oportunidade unica de ver aqueles filmes em tela grande. O primeiro de 1903, logo 1924.. tinha de outras datas. Mas vi apenas os dois primeiros, já que minha amiga não aguentou ficar na sala. Acostumada e viciada em enlatados americanos e velocidade de edição vertiginosa, ficou enjoada com as imagens sem efeitos especiais.

Hoje quando o filme é lançado no cinema. Você pode ir no camelô compra-lo para ver em casa. Já não existe aquela emoção de esperar por alguma coisa, como na minha infância. Onde foi parar o valor da surpresa? E depois que vê o filme nunca mais quer saber dele, é totalmente descartavel. Estava com minha mãe que se queixava de não ter nenhum filme para ver. "Mas você tem mais de cem aqui. Não pode ver de novo um que você gostou?" A ideia lhe pareceu quase absurda.



isso.

Nenhum comentário: