23 outubro 2008

Impressões de Brasilia III


Meu tempo aqui foi curto. Nem três meses completos. Mas foi o suficiente para aprender que gostei e não gostei dessa cidade.
A cidade é tão impessoal que fica dificil sentir-se e não sentir-se identificado com ela. Adorei esta cidade, detestei esta. Essa é a sensação que me causou Brasilia, algo ambiguo (perdeu a trema, né?).
Chegando aqui acabei descobrindo uma nova familia, inclusive um pai. Obrigado Henrique por ser uma pessoa tão única e ter um coração tão grande. Um cara que acabou me ensinando que mesmo amando alguem é muito importante lutarmos para ficar estável na vida. E ser serio não significa não ter bom humor, qual a melhor coisa pra relaxar? Um vinho acompanhado de violão, claro.
Adorei da concepção da cidade. A organização das coisas me lembra muito as partes novas das cidades da Europa. A forma de pássaro do plano piloto - o três poderes ficam na calda da ave, na cabeça fica uma rodoviaria velha e decadente-. O lago Paranoá parece um falcão negro que vai engolir o passarinho que é Brasilia. Guará I é desorganizado, Guara II é uma bagunça total. A violência aqui é maior que no Rio, sei que parece absurdo falar isso, já que o Rio é conhecido no Brasil todo por ser violento, mas garanto que aqui é mais violento que no Rio, digam o que quiserem. Hoje de manhã eu e Henrique apreciamos som de tiros na rua: "Foi tiro não foi?" - "Foi" (ex-morador de favela sempre vai saber quando foi tiro.)
O governo do DF é quem indica os prefeitos das cidades. Não existe eleição para as cidades, uma máfia só. Um anel para controlar todos.
As cigarras? inesquecivel.
Aqui tem um monte de árvores frutiferas nas ruas. Pode-se comer manga, jamelão, amora, goiaba. Devia ter bananas, já que é a fruta nacional por exelênci, mas não têm. As pobres esturicariam com a securo desse lugar.
E como é seco. Nariz sangra, pele de camelo. E saiba que teu sapato vai ficar vermelho. Oh cidade pra ter barro.
Almocei num ministerio. Não fui visitar a inercia do congresso, mas assisti Mozart ao ar livre e com ele ao fundo. Uma cena realmente maravilhosa. O eixo monumental e a explanada dos ministerios é algo realmente interessante de se ver. Passar pela ponto JK. As festas em barcos no lago. O pontão. A catedral, o museu da republica, o teatro nacional são obras arquitetonicas únicas.
Minha experiencia aqui foi maravilhosa. E com certeza em algum momento voltarei, mesmo que seja apenas para mostrar ao meu filho.
É uma cidade para se conhecer, não pra viver. Linda e horrivel ao mesmo tempo. Pode não ser a capital que o país precisa, mas é a capital que o país merece.
Não morra sem conhecer Brasilia, é o que posso dizer.

Isso.

Nenhum comentário: