13 outubro 2008

De onde sou?




Eu nasci no Rio de Janeiro. Bem no miolo do Rio, lá na praça quinze. Do lado do principal porto que o Brasil já teve durante vários secúlos, hoje apenas um monumento que serve para fazer sombra para os mendigos.
Mais carioca que isso impossível.
Segundo meus pais fui concebido em Copacabana, a cidade (sim, cidade. quem diz que copacabana é bairro é porque não a conhece realmente) brasileira mais famosa no mundo todo.
Onde vivi? Ai a coisa complica.
Nova Iguaçu, Copacabana, Niteroi, São Gonçalo, Irajá, Onório Gurgel (pior lugar da minha vida), O Porto, Madrid, Vidigal, Brasilia... Omiti alguma coisa, não deu pra lembrar todos lugares, casas, colégios, etc.
Os lugares que já conheci? Ai então que eu não lembro mesmo. Faria uma lista enorme e tediosa aqui... foram bastantes. Mas nem uma mínima parte do que ainda vou conhecer. Em outra vida devo ter sido um mercador, marinheiro, fugitivo... qualquer personagem que viajava e conhecia muitos lugares e pessoas. Esse é meu destino e não penso fugir dele.
Por isso quando perguntam de onde sou minha cabeça fica em dúvida, apesar de eu sempre responder que sou de Nova Iguaçu - é o lugar onde me sinto mais em casa, apesar de me sentir muito em casa em outros lugares também - . Sou do mundo. Pois não importa o lugar que eu esteja, sempre sou um estranho lá e sempre me sinto bem. Ilógico, não? É, essa é umas das minhas principais caracteristicas: Não ser lógico (segundo a lógica vigente)
Semana que vem estou indo morar em outra cidade. Porto Alegre. Já fui lá muitos anos atrás, mas não lembro nem de uma rua sequer.
Vai ser meu ultimo destino? Ha, ha, ha. Penso ficar lá o tempo que tiver de ser.
Quem diz que eu não crio raízes não sabe de nada. Eu crio sim. Mas sempre vou plantar mudas minhas em outros lugares.

Isso.

Nenhum comentário: