17 outubro 2008

Impressões de Brasilia II


Muitas coisas podem ser ditas sobre Brasilia, mas a única que não pode ser é de que essa cidade é um retrato de nossa nação.
Uma das caracteristicas não só das cidades Brasileiras, como a esmagadora maioria das cidades no mundo todo é que a cidades crescem de uma forma organica. Brasilia desde o primeiro momento foi pensada e repensada e de orgânica não tem nada. Tudo aqui funciona por setores. Setor pra morar, pra comercio, pra igreja, escolas... não foi dado a cidade a oportunidade de crescer segundo suas necessidades, de uma forma orgânica. Por esse mesmo motivo, tudo aqui é distante de tudo e se você não tem um veiculo proprio, esqueça, pois chegar nos lugares pode ser uma autêntica odisséia.

Representa o Brasil?? HA... se a grande maioria da população é pobre, essa não é uma cidade pra quem é pobre. Como já disse, se você não tem carro, esqueça. O metrô nos fim de semana por exemplo só funciona até as sete da noite, só mesmo pra massa operaria.
Esta cidade foi feita pra quem tem dinheiro. Tudo aqui é caro. Viver é caro. Comer é caro. Diversão é cara. Caso você não preencha o requisito "sou funcionario público e ganho bem" estás bem fudido. Vai ter que se contentar com escutar o canto das cigarras. Que até meia noite cantam (digo isso pois agora mesmo estou escutando uma cantar enquanto escrevo)

Se tem algo que posso dizer de Brasilia é que ela não representa o que o Brasil é. Mas algo ela tem que pode se encontrar em demasia no Brasil: Malandragem. Aqui tem um contingente de malandros que faz do Rio de Janeiro um jardim de infância.

Viva a Capital.

Nenhum comentário: