15 fevereiro 2009

Se eu soubesse

Tem um poema que escrevi faz uns anos. Lembro que foi escrito num intervalo dos ensaios da paixão de Cristo, onde eu era o apóstolo João. Foi um espetáculo maravilhoso que aconteceu em Nova Iguaçu. Lembro que o ator que era Jesus carregou uma cruz de trinta quilos morro acima. Até o Morro do Cruzeiro. Com o povo todo atrás, seguindo.



Se eu soubesse como usar as palavras
Não tentaria eu ser apenas o poeta,
Seria um padre, juiz ou deputado
Pois o poeta não domina as palavras
Mas é por elas um mero domado.

Se tivesse aprendido manipular letras
Montando uma a uma formando sentenças,
Frutos diretos de minha torta cabeça,
Tentaria sempre ter a frase perfeita
Ao responder à tocaia perguntada.

Se me fosse dado essa simples ação
De ter tudo o que deve ser dito
Preso entre dedos na palma da mão
Não diriam que componho algo maldito
E sim que contesto desde meu coração.


isso.

Nenhum comentário: