04 novembro 2008

Ler enriquece


Está acontecendo aqui em Porto Alegre a (não sei qual número)º Feira do Livro.
O lema dessa feira é "Ler enriquece", penso no significado real e abstrato que essa frase tem. Eu, apesar de já ter lido muitos livros na minha curta vida (nada comparado com o que eu gostaria e deveria já ter lido) não estou rico. Financeiramente falando, claro. Meu mundo interior é de uma riqueza ímpar quando comparado ao crescente contigente funcionalmente analfabeto que temos na nossa nação. Aprende-se a ler, abcedario, conjugar os verbos, analises sintaticas, morfológicas, segundo grau, faculdade e... um tiro na literatura. As pessoas simplesmente esquecem que sabem ler. Você não vê quase pessoas nas praças sentadas lendo um livro, no onibus, numa lanchonete ou simplesmente comentando sobre literatura. Claro, no meio universitario até acontece, mas não deveria ser o pilar da nação?
Ler enriquece. Conheço pessoas que ficaram ricas (materialemente falando) que mal sabem compor as palavras. A cultura delas foi a cultura de acordar ainda de madrugada e trabalhar muito. E tem aqueles que são imensamente ricos culturalmente (no meu caso só bem de vida cultural) e estão pobres, segundo o conceito rico/pobre que a sociedade atual tem.
O importante é que eu estou morando ao lado da feira do livro, e diariamente estou indo lá ver os livros, assistir eventos e palestras. Como sou pobre de dinheiro e rico de palavras fico tirando casquinha dos livros e sonhando qual dos que estão no "super saldo" eu vou comprar.
Quando um dia eu seja rico de materia espero ainda ter o apetite para comer bastante livros como venho comendo até hoje, ficar então rico de dinheiro e milionario de literatura.

Isso.

Nenhum comentário: