18 novembro 2011

Fui eu

Uma vez quando eu era criança, por volta de uns 8 anos, fui passar um feriado prolongado na casa de algum amigo da família com outro monte de crianças que nem lembro que eram, pois eramos pouco íntimos.

Eramos aos todo uns 6 meninos com idades similares a minha ou mais novos. Acho que todos eram parentes, menos eu.

Nalgum momento em que ficamos sós em casa porque os adultos foram fazer coisas de adultos, alguém quebrou o botão da descarga.

Quando o adulto chegou: "Quem foi que fez isso? Vai todo mundo ficar sem jogar videogame até que o responsável assuma."
Cabe enfatizar que falar para uma criança que ama videogame, que ela não pode jogar e o videogame ficar ali desligado na frente dela é muita crueldade.

No quarto, numa infantil assembleia extraordinária para que o culpado assumisse, eu sugeri que assumiria a culpa do acontecido, pois eu era o único que não levaria uma surra por ter 'feito' aquilo, e com essa artimanha articulei uma posição privilegiada na divisão do videogame. Fui na sala e disse para adulto: "Fui eu, desculpa."
Rolou lição de moral, sobre como sempre a verdade compensava e essas histórias que os adultos gostam de dizer para as crianças mas não aplicam a si mesmos.

E la foram todos felizes jogar o bendito TopGame.

Até que alguém quebrou alguma outra coisa que não lembro o que. 'Quem foi?', ninguém fala nada. E a mesma historia do vai ficar sem jogar videogame até o culpado aparecer.
Ai alguém me diz: "Vai lá e fala que foi você pra gente poder jogar de novo."
"Eu não. Vou ficar assumindo culpa direto das paradas que eu não fiz?"
Fui na sala e contei a verdade para o adulto. Que antes eu tinha assumido a culpa da descarga só para podermos voltar a jogar videogame.

Depois disso sairam do quarto com alguém assumindo a culpa do novo ocorrido. "E a descarga?" perguntou o adulto. "Foi o Danton" "Ele já me disse que não foi ele."
Então alguem assumiu. "Foi você mesmo ou ta falando só pra jogar?" "Fui eu mesmo." "Então você, por não ter assumido antes e deixar alguem levar a culpa, não vai jogar mais. O resto pode jogar."



isso.

Nenhum comentário: